domingo, 10 de junho de 2012

O “vir a ser” de um bebê: a maternagem nos primeiros tempos




Winnicott diz que não existe bebê sem a mãe, assim como não existe uma mãe sem o pai. A função do pai no estágio inicial de vida do bebê é a de maternar a mãe, assim como a da mãe, consequentemente, maternar o bebê.
Um bebê, na concepção dele, inicialmente é composto por partes separadas (não-integradas) de: pés, cabeça, braços, corpo etc. Como diz Winnicott (2000, p. 224), um “bebê que não teve uma única pessoa que lhe juntasse os pedaços começa com desvantagem a sua tarefa de auto-integrar-se, e talvez nunca o consiga, ou talvez não possa manter a integração de maneira confiante.”
É na experiência de alimentar o bebê, da amamentação (seja qual forma for: seio ou mamadeira) que se promove a possibilidade de construção de vínculo com o mundo. O momento da ilusão, em que o bebê acredita ser ele o criador de tudo que recebe (o seio, o leite etc.), possibilitará a entrada no mundo externo quando a mãe favorecer esse tipo de experiência (o bebê acreditar que seja ele o criador da situação). A mãe oferece ao bebê continuamente um pedacinho simplificado do mundo, de algo que está fora (mesmo que ele creia que seja criação dele, não o é verdadeiramente, mas ele só descobrirá isso mais tarde), que ele, através da mãe, passa a ter contato, a conhecer.
Nessa perspectiva, fazer uma boa “maternagem” é ser uma mãe suficientemente boa (na minha visão, é uma mãe que é nem tanto nem tampouco, é na medida, atende às necessidades do bebê instintuais e egóicas, vai se desligando gradualmente do bebê, à medida que o bebê vai necessitando menos dela e saberá quando de disponibilizar ao bebê, caso haja necessidade novamente). Inicialmente há uma adaptação quase completa às necessidades do bebê, e à medida que o tempo passa – e o bebê vai indicando essa possibilidade – ela adapta-se cada vez menos, de modo gradativo, seguindo a crescente capacidade do bebê em lidar com o afastamento dela.
O bebê pode ganhar com a experiência do afastamento, uma vez que a adaptação incompleta às suas necessidades abre espaço para a entrada real do seu conhecimento sobre o mundo externo a ele, no que ele, gradualmente, perderá a ilusão de que ele cria tudo e passará a existir o outro além dele (antes dessa fase o bebê acreditava que ele e a mãe fossem um só). Desde que essa experiência de afastamento não seja por um tempo maior que o tempo que ele possa suportar, é uma experiência importante e positiva na estruturação do psiquismo da criança, que possibilitará o crescimento de um sujeito confiante e seguro.
         Assim mamães, ajudem seus bebês nessa jornada de tornar-se um sujeito maduro, capaz de adequar-se às exigências da sociedade sem abrir mão excessivamente de sua espontaneidade pessoal. E papais, ajudem as mamães, e consequentemente seus bebês, nessa tarefa, que pode ser naturalmente e simultaneamente deliciosa e apreensiva.

Por Katherinne Gonzaga[1]

          A foto abaixo é uma ilustração da pessoa que faz a maternagem com Tomaz e da pessoa que exerce a maternagem com a mãe dele. 




[1] Psicóloga Clínica, Psicanalista da Sociedade Psicanalítica da Paraíba, Mestre em Educação (UFPB), Especialista em Psicologia Clínica – Psicanálise (EPSI/PB) e Especialização na Área da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes (TELELACRI/USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário