quinta-feira, 7 de junho de 2012

Errar é humano


A semana terminando e isso significa que meu retorno ao trabalho está se aproximando... Por isso, esses dias estou aproveitando os últimos minutos e segundos disponíveis para ficar em tempo integral com o meu gordo.
Como uma das atividades preferidas do pequeno Tomaz é ver DVD, tirei a semana para fazer um intensivo com ele, terminando de decorar as últimas musiquinhas que me faltavam aprender. É, ele não gosta de qualquer DVD, apenas daqueles que são coloridos e musicais: Cocoricó, Galinha Pintadinha I e II, Os Pequerruchos, etc. Eis que no meio dessa minha perigrinação entre os chatosos Patati Patatá e o DVD não muito interessante da Galinha Pintadinha (essas opiniões são minhas não do Tomaz. Ele pensa justamente o contrário disso) eu tenho uma grata surpresa: o DVD Toquinho no Mundo da Criança.
Tomaz tem esse DVD faz uns dias, mas eu ainda não tinha parado para assistir prestando atenção junto com ele. Ontem fomos fazer isso e, de repente, passou a faixa ERRAR É HUMANO. Gente, fiquei emocionada.
Além das imagens serem lindas, bem cuidadas e com colorido maravilhoso o conteúdo da música trata de um tema importante para o desenvolvimento dos nossos filhos, sobretudo numa sociedade onde a beleza e o sucesso são “valores” tão importantes para a maioria das pessoas: a questão dos defeitos de cada um.
Ao tratar desse tema em sua canção, Toquinho destaca que não temos que ter vergonha por não sermos o melhor da escola ou qualquer coisa assim. Isso porque, quando não sabemos de algo que consideramos importante, “a vida irá, aos poucos, te ensinando, e o certo você vai saber: errando, errando, errando!”
Caramba, parece simples essa afirmação, mas ela pode nos ajudar a ensinar aos nossos filhos uma coisa tão natural para a aprendizagem que é o erro, o erro construtivo, a tentativa de acerto. Isso tem que ser aprendido como parte do processo... Se assim o for, milhares de pessoas deprimidas em função do erro poderão abandonar suas condições de fragilidade e continuar tentando, tentando, tentando. Que bom será quando for assim. Parece que hoje em dia ninguém mais quer errar nem ralar e, por isso, copia trabalho da internet ao invés de pesquisar, cola da prova do coleguinha ao invés de estudar, toma remédio para emagrecer porque não quer ter o sacrifício da dieta.
Que bom que Toquinho poderá me ajudar a ensinar ao Tomaz que Errar é Humano, como ele mesmo colocou no título da canção. Obrigada por essa, Toquinho! Vou ter o maior orgulho de ser a mão que ajudará o Tomaz a andar de bicicleta.
Por enquanto, deixa ele aprender, errando e conseguindo, a pegar os objetos que é mais fácil que andar de bicicleta!



Quem quiser ver o clip da música que eu falei, é só clicar aqui: Errar é Humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário