sábado, 23 de junho de 2012

Eu cresço e o cardápio amplia


Gente, o Tomaz está crescendo mesmo! Não apenas de idade, mas, sobretudo, de tamanho literalmente. Todos os meses, na consulta de rotina do Tomaz, eu saia de dentro do consultório dilacerada, pois a médica sempre me chamava atenção porque o pequeno nem engordava o que devia e, muito menos, crescia. 
Ver a curva de desenvolvimento do Tomaz era, para mim, sempre um motivo de preocupação, pois o que todas nós desejamos é que nosso filho alcance os padrões de normalidade e, no quesito peso/tamanho, Tomaz ficava muito de fora. Tudo bem que ele nasceu prematuro e, com isso, seu peso e tamanho não eram compatíveis com os desejados, mas nem isso minimizava meu desejo de ver meu filhote grande, gordo e feliz.
Eis que chega o fatídico dia da consulta de 5 meses e as coisas começam a mudar de figura. O pequeno (que já nem é mais tão pequeno assim) cresceu 4,5cm e engordou perto de 900g. Caramba, filho, esse mês você fez a lição de casa direitinho. Agora os dados são: 6955kg e 64,5cm... Estamos quase lá!
Se agora vocês estão em dúvidas se ele alcançou o desejável na curva de desenvolvimento vou logo afirmando que não, mas o motivo dessa minha felicidade radiante é que ele avançou demais nela e, se Deus quiser, em poucos meses meu gordo (sim, agora é gordo) chegará lá!
Agora tudo mudou de figura: ele cresceu, engordou e, com isso, conquistou um novo cardápio (na minha opinião bem mais gostoso que o de antes restrito a fórmula semi hidrolizada sem proteína do leite de vaca. Agora quero ver na opinião dele se o cardápio será aprovado)  para seus dias, permitindo que a gente tente, invente, faça uma refeição diferente (é, eu assisto Rede Globo).
A partir de então o pequeno/grande Tom poderá comer um montão de coisas novas. As frutas que eram apenas maçã, banana e pêra (sempre cozidas), passaram a se juntar ao mamão, à pinha, à atemoia (nunca comi isso, nem sei o gosto que tem), ao melão, à melancia,  à goiaba, à pinha, à ameixa e ao sapoti. O detalhe é que como ele está GRANDE, pode comer todas elas cruas e amassadas, não é mais necessário cozê-las.
Junto com as frutinhas também foi liberada uma espécie de vitamina, na qual bateremos no liquidificador o leite que ele já toma, com uma fruta qualquer da listagem acima. Minha dúvida grande é se depois de tomar o leite com frutas, que deve ser bem mais saboroso, será que ele vai tomar leite puro? Tenho minhas dúvidas.  
Além das frutas, seu lindo e saboroso cardápio conta agora com as refeições salgadas. Como sugestão da chef Margarida Antunes (sua gastropediatra) o prato poderá ser ENSOPADO DE CARNE OU GALINHA COM LEGUMES. A receitinha dessa nova iguaria é:

INGREDIENTES:
- 01 pedaço pequeno de frango, carne de boi, carne de bode ou miúdos de frango.
- Oléo de Girassol para refogar.
- Legumes e folhas: Inhame, fruta-pão, jerimum, abobrinha, mandioquinha, chuchu, beterraba, couve-flor, couve-folha, espinafre e brócolis.
- Sal (pequena quantidade)
- Coentro

MODO DE FAZER:

- Refoga a carne com o olho de girassol, o coentro e pouquinho sal.
- Acrescenta dois legumes da lista acima e uma folha.
- Cozinha tudo junto.
- Retira o frango ou a carne e bate com um pouquinho do caldo no liquidificador.
- Amassa os legumes com o garfo.
- Junta a carne liquidificada aos legumes.

OBS: não liquidificar os legumes.

Outra forma de preparar os alimentos nos foi ensinada pela Dra. Niedja Siqueira. Segundo a pediatra do Tom a PAPA DE LEGUMES (ela não chamou de ensopado) poderia ser preparada da seguinte forma:

INGREDIENTES:
- Legumes (cenoura, batata, chuchu, abóbora, beterraba, jerimum, inhame)
- Folhas Verdes
- Arroz ou lentilha
- Carne ou Frango

MODO DE FAZER

- Escolhe dois vegetais, uma folha, frango ou carne.
- Cozinha tudo junto até amolecer a carne ou o frango.
- Machuca os vegetais, as folhas junto com o caldo da carne.
- Após retirar do fogo, acrescentar uma colher de chá de azeite.
- Não utilizar peneira nem liquidificador.


Para introduzir esses alimentos novos valem todas as dicas que ela já tinha dado anteriormente e que foram postadas aqui no texto publicado no post Come, come, come pra mamãe ficar feliz .
Com relação a alimentação, tudo tem dado bem certo com ele (embora não seja simples nem fácil). A vitamina ele tem gostado muito. Já tomou de banana (que foi a única que ele fez careta), ameixa fresca e ameixa seca (Ele estava com prisão de ventre e essa vitamina foi um santo remédio). A sopinha, nem se fala... Ele tomou um pratão e ainda queria mais. Foi muito legal introduzir esses alimentos. Teve muita careta, muita sujeirada, mas, sobretudo, muito crescimento. 


Com seis meses a refeição do Tomaz vai mudar mais ainda: entrarão o arroz, o feijão e o macarrão (sem ovos), só que agora não será mais como sopa, e sim como almocinho mesmo.  Sobre essa nova fase eu postarei mais para frente, assim que as orientações nos forem melhor repassadas.
Por enquanto o pequeno/grande Tom vai se deliciando com o que tem, o que, diga-se de passagem, já é muita coisa.
  

  

4 comentários:

  1. amei essas receitas e essas dicas e amei o blog também,já estou fazendo parte dele pois me será muito útil, até porque meu bb também nasceu prematuro e preciso dessas dicas de alimentação para não deixar que ele vem emagrecer com a introduçao de novos alimentos em sua dieta.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Derli. Apareça sempre por aqui, viu! Tendo dúvidas, é só postar!

    ResponderExcluir
  3. Venho acompanhando seu blog há umas duas semanas,sempre q tenho um tempinho venho aqui...Parabéns,seu blog é tudo de bom!Já me sinto apaixonada pelo seu Tom!rs e assim como vc sou mamãe de 1º viajem e acredito q meu Bernardo vai amar essas receitinha,assim como outras dicas super úteis q encontramos por aqui. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Dayanne, que bom que estais gostando. Espero que, assim como meu Tom, seu Bernando ame as receitas. Beijo grande!

      Excluir