quinta-feira, 26 de julho de 2012

O mundo com criança é abençoado


Ontem à noite, na hora do jantar, estávamos eu e Tomaz ouvindo música de qualidade: Toquinho. Em uma das faixas do DVD que eu já vi N vezes me chamou atenção o seguinte trecho:

É sempre colorido, muitas vezes de papel
Com arcos, flechas, índios e soldados
Cheinho de presentes feitos por papai noel
O mundo da criança e iluminado

Como se estivesse lendo meus pensamentos, Tomaz me olhou bem nos olhos e sorriu. Confesso que meus olhos ficaram marejados olhando para ele e seu sorriso totalmente despretensioso. Ainda na sequência, após o sorriso, ele começou a fazer besourinho com a boca, fazendo um esforço enorme para dar conta dessa atividade que seu pai tinha passado toda a noite anterior lhe ensinando.
Que coisa linda! Aquele sorriso e o esforço do meu pequeno em emitir sonzinhos com a boca (recheados de muita baba) me fizeram entrar na música, escutá-la e, no meio de minha viagem, chegar a uma conclusão: é necessário mudar a preposição desse trecho da canção.
Deixa eu me explicar melhor: pensei isso porque não é o mundo DA criança que é abençoado, mas o mundo COM criança que é abençoado. A benção e tudo mais que envolve a felicidade de conviver com uma criança não deixa apenas o mundo dos pequenos abençoados, mas faz isso com o mundo de todos que estão a sua volta.
O sorriso do Tomaz e seu esforço para fazer besourinhos me fizeram ter certeza de como minha vida é melhor desde que ele começou a fazer parte do meu mundo.
Hoje as mínimas conquistas são fruto de muita comemoração. Falar, sentar, correr... que tinham se tornado coisas triviais, passaram a compor as minhas maiores expectativas.
O Natal aqui em casa, que tinha ficado chato e monótono, já começou a ser organizado, de modo que estamos vendo como chegará o Papai Noel, as renas e todos os presentes que eles trazem.
Os finais de semana passaram a ser sempre felizes, recheados de música, passeios e divertimento garantido: os parques e praças da cidade nunca contaram tanto com a minha presença.


A hora da refeição, embora esteja bem mais apertada, conta agora com um convidado ilustre à mesa, que sempre nos movimenta e nos faz rir com os sons que emite, com os brinquedos que joga longe e, até mesmo, com sua forma simples e calma de nos olhar.
Pois é, por tudo isso que eu afirmo em alto e bom som: o mundo COM criança é abençoado! O mundo COM Tomaz, então, esse é indescritível!!!

Um comentário:

  1. Concordo com você Catarina totalmente,pois o mundo com criança é muito maravilhoso.Pois são elas que nos ajudam todos os dias em acreditar que o mundo pode ser melhor,e que existirá seres humanos incondicionalmente comprometido em construir a felicidade.É muito bom poder acordar e sair nas ruas e se deparar com um sorriso de uma criança.Hoje mesmo amanheci muito deprimida,pois trabalhei o dia inteiro aqui no hospital Oswaldo Crus e dormir aqui também pois passei a noite inteira com minha avó que se encontra internada mas de um mês.E amanheci muito triste por ver o sofrimento dela e angustia de querer ficar bem,e quando entrei aqui na minha sala que liguei o computador e me deparei com esse texto maravilhoso que vc postou e indiscutivelmente vi o sorriso maravilhoso de Tomaz,e tudo mudou,refleti que a vida é cheia de altos e baixo,e que tudo pode mudar com um sorroso de uma criança.Parabéns novamente pelo belissímo filho,adorei muito ter sido sua aluna e ter te conhecido,aprendi muitas coisas boas com vc e com demais professores.Beijos,gosto muito de vc.

    ResponderExcluir