domingo, 22 de julho de 2012

1, 2 feijão com arroz parte II


Como todos aqui já sabem, Tomaz tem uma alimentação super cuidada, pois, embora eu seja um péssimo exemplo, me preocupo muito com o que meu filho come, justamente para que eles não seja igual a essa mamãe aqui.
Agora aos seis meses sua querida gastropediatra ampliou ainda mais o seu cardápio, deixando-o diversificado, saboroso e, o melhor de tudo, super saudável. Tenho certeza que Tomaz será grato a Drª Margarida pelo resto dos seus dias, visto que além de tratá-lo, ela ainda o fez provar um monte de coisas saborosas.
A partir de agora que ele tem 6 meses e meio o pequeno deverá seguir a seguinte rotina alimentar: Assim que acorda, ele toma um leite que pode ser puro ou batido com uma frutinha fazendo uma vitamina bem gostosa.
No meio da manhã ele deve lanchar uma fruta que pode ser mamão, abacate, goiaba, pêra, maçã, melão, melancia, caqui, pinha, atemoia, banana ou ameixa. As frutas podem ser cruas, machucadas ou raspadas, assim como podem ser cozidinhas. Tomaz adora a pêra e a maçã no vapor.

Na hora do almoço o cardápio deve ser diversificado e equilibrado. Para isso, devemos dividir o prato em três partes e, OBRIGATORIAMENTE, colocar um alimento de cada grupo a seguir:
- grupo 1: Carne, galinha, bode ou miúdos de frango.
- grupo 2: arroz, batata cozida em pedacinhos, purê (sem leite porque ele é alérgico) ou macarrão.
- grupo 3: pirão, angu salgado, feijão, ervilha, lentilha ou grão de bico.

Além dos alimentos desse grupo, Tomaz deverá comer, todos os dias, dois legumes (livre escolha, menos a batata que entra no grupo 2) e uma folha verde. Como complemento desse variado almoço, ele deverá tomar um suquinho de frutas naturais, feito com qualquer uma das frutas já citadas para o lanche, além de laranja mimo, acerola, maracujá, uva, cajá e caju.
Como se já não fosse o suficiente, Tomaz poderá comer ainda uma sobremesa, isso mesmo, sobremesa, que pode ser um doce de frutas: banana e goiaba, bolo sem leite e geleia de mocotó. Realmente esse menino está bem demais, tem direito a tudo que é bom e ainda com variedade.
Além do almoço, a partir de agora, Tomaz deverá jantar. Na refeição noturna ele poderá comer inhame, macaxeira (a pediatra dele, Dra. Niedja Siqueira, me orientou a não dar batata doce, pois a consistência dela faz com que muitas crianças engasguem), mandioquinha, cuscuz com leite de coco, sopa variadas (carne, galinha, legumes), purê de macaxeira ou batata (sem leite), angu salgado com frango ou carne ensopada, risoto de frango com cenoura e vagem, além de macarronada à bolonhesa.
Me digam se o dia de Tomaz está ou não está uma verdadeira delícia?! Embora esteja gostoso, eu sei que não está prático e que muitas mamães não possuem tempo de preparar uma alimentação dessa para o bebê diariamente.
Por isso, destaco que podemos congelar os alimentos salgados, já que as frutas, o ideal é comê-las fresquinhas mesmo. Para garantir que o congelamento não prejudique na qualidade da comida oferecida ao bebê, seguem algumas dicas abaixo:

Congelamento:
Sempre que possível, ofereça alimentação feita na hora ao seu bebê. Mas, se for necessário, as papinhas salgadas podem ser congeladas por pouco tempo para não perderem seus valores nutritivos. Congele, no máximo, por 1 semana para que os alimentos não percam sua energia.
Para uma melhor qualidade, siga os passos abaixo:
-Prepare a papinha de forma usual. Deixe esfriar e coloque em potinhos de vidro de 220 a 300gr. Encha até 1cm da borda e tampe hermeticamente. Leve ao freezer.
-Para descongelar retire do freezer na noite anterior e mantenha-o na geladeira até a hora de servir. Leva cerca de 6 horas para descongelar. Esquente no próprio potinho em banho Maria. Mexa para que o alimento tenha uma temperatura uniforme. Sirva.

Agora é só colocar a mão na massa e dedicar algumas horinhas por semana para preparar a alimentação do seu filho. Tenho certeza que com essa dica do congelamento toda as mamães poderão caprichar no almoço dos seus filhos e garantir que eles possam adquirir bons hábitos alimentares.


As dicas de congelamento foram retiradas do site coletivo verde e estão disponíveis em http://www.coletivoverde.com.br/papinhas-de-bebe/

2 comentários:

  1. esse Tomaz esta muito bem encaminhado, vou guardar todas as dicas pra qndo for a vez do Rafa!!!!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Guarda mesmo, Xelly. É muito bom ver nossos pequenos comendo bem! Beijos.

    ResponderExcluir