quarta-feira, 14 de março de 2012

Ler para o bebê: um presente dos pais aos seus filhos


Assim como as particularidades biológicas inerentes a cada sujeito, as diferentes formas e intensidades de estímulos externos são decisivas no percurso do desenvolvimento humano, fazendo com que umas crianças falem cedo e outras nem tanto, que umas gostem de ler e outras nem tanto, que umas se socializem melhor e outras nem tanto.

Compreendendo essa questão não podemos permitir que as competências simplesmente sejam alcançadas pelos nossos filhos, mas precisamos dar aquela mãozinha, levando-os a alcançarem habilidades que, talvez, sozinhos não pudessem conquistar.

Dentre tais habilidades, podemos citar a questão da leitura, tão almejada por nós nesse século cheio de estímulos grafocênicos. Quem não deseja ter um filho que goste de ler e seja competente nesse ofício? É claro que todos os pais sonham com isso! Entretanto, não basta sonhar, é preciso agir. Temos que contribuir com formação de nossos pequenos, ajudando-os a conquistarem essa competência que, longe de ser natural, é produto de uma cultura na qual a leitura é fundamental.

Por isso, não deixe para amanhã a estimulação leitora de seu filho, acreditando que não é necessário ler para ele já que ele não entende o que você diz (como é o caso de Tomaz que tem apenas 2 meses). Da mesma forma como não esperamos o bebê discriminar e significar as palavras para conversarmos com ele, não devemos agir assim quando o assunto é leitura.

A leitura feita para criança deve ter início desde já. Não se deve esperar que ele leia (no sentido de estar alfabetizado) para ler para ele, mas, justamente, fazer o contrário. Inserir a leitura no cotidiano da criança, tratando-a como parte do cotidiano do bebê, ajudará a nosso filho reconhecer que essa atividade é prazerosa, contribuindo para que, futuramente, ele desenvolva prazer em realizar a leitura (esse já é um importante passo rumo a ser competente nesse ofício).

Mas quais os benefícios de realizar a leitura para meu filho ainda tão pequeno? Certamente muitos devem estar se indagando nesse momento. As vantagens são inúmeras e, dentre elas, podemos destacar que ler em voz alta para o seu bebê é uma atividade maravilhosa que ensina a comunicação básica , introduz números, letras, cores e formas, ajuda a construir vocabulário, a estimular a memória e a ouvir. Acredite ou não, quando o seu filho fizer um ano, ele já vai ter aprendido todos os sons necessários para o aprendizado da sua língua materna. Quanto mais histórias você ler pra ele, quanto mais palavras ele ouvir, melhor vai ser o seu vocabulário e fala.

Mas não é apenas no desenvolvimento cognitivo que a leitura é importante. Quando o pai, a mãe ou qualquer adulto significativo leem para o bebê ele percebe emoções e sons expressivos marcados pela história, o que ajudará no seu desenvolvimento emocional.

A leitura também estimula o bebê a olhar, apontar, tocar e responder perguntas que a mãe ou outro leitor o  faz, imitar sons, reconhecer imagens, virar páginas e, mais tarde, repetir palavras – tudo parte do desenvolvimento social e psicológico dele.

Todas essas vantagens já seriam suficientes para sentarmos e darmos início a uma boa leitura. Entretanto, talvez não sejam essas as maiores vantagens. A razão mais importante da leitura para o bebê talvez seja a conexão emocional entre o seu colo, a sua voz, seu carinho e os livros.

Ler para ele demonstrará que a leitura é importante!

Por isso que mesmo antes de nascer a leitura já fazia parte do cotidiano do meu pequeno Tomaz. Todo tipo de leitura faz parte de sua rotina, sobretudo a poesia, que é o gênero preferido da mamãe dele, estando, inclusive, marcado na parede do seu quarto (como demonstra a foto abaixo do quarto dele)

Livro de pano, livro de banho, livro de papel, história narrada em Cd... não importa como. O importante mesmo é apresentar a criança ao universo literário. Certamente, após encantar-se, ela não conseguirá mais sair dele.

Tomaz já foi apresentado. E seu filho, quando será?

Informações retiradas do site br.guiainfantil.com, disponível em http://br.guiainfantil.com/leitura-infantil/84-ler-para-bebes-estimula-seu-desenvolvimento.html



4 comentários:

  1. Poxa catarina, muito legal seu blog! Sou cunhada de Bia Campos, esposa de Abílio e tenho um bebezinho de 3 meses chamado Miguel! Estava na dúvida se já poderia começar a ler pra ele, mas seu texto me fez compreender melhor esse momento tão especial que é o contato com a leitura. Espero que Miguel adore ler, se depender de mim pelo menos acho que ele vai gostar! Obrigada.
    Danielle Severien

    ResponderExcluir
  2. Oi, Danielle. Que bom que gostou. A leitura é fundamental para o desenvolvimento infantil. Tenho certeza que seu Miguel ainda irá agradecer pelas leituras que farás para ele. Apareça sempre por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Oi Catarina, fui sua aluna no semestre passado e atualmente estou grávida do meu primeiro filho.
    Como não tenho muita experiência, tenho acompanhado sites sobre gestação e bebês.
    quero parabeniza-la pelo seu blog, pois contêm informações muito proveitosas.
    Estou adorando!
    beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sheyla. Boa sorte na sua gestação e passe sempre por aqui!

      Excluir