domingo, 27 de janeiro de 2013

Voltá às aulas


Para muitos esta será a última semana de férias. Aqui em casa o tempo de vida boa ainda permanece mais alguns meses, pois, como muitos já sabem, Tom tem apenas 1 aninho. Isso faz com que ele ainda possa usufruir mais 6 meses de férias, visto que minha decisão é de levá-lo à escola apenas com 1 ano e meio.
Mas como há outras mamães que acompanham esta minha viagem e que iniciarão um novo momento agora, compartilho algumas dicas para que este momento seja o mais feliz possível.
Isso porque, além da mãe de Tom sou também uma pedagoga que acompanhou esse início de vida escolar de um número bem grande de crianças, o que me deu experiência para dizer: é muito importante fazer destes dias momentos de tranquilidade e alegria.

1.    Envolva a criança na volta às aulas. Levá-la junto na hora de comprar o material é uma boa maneira de fazer isso. Quando participa desse processo, ela começa a criar vínculos e ficará com mais vontade de estudar para usar aqueles novos cadernos e canetinhas.
2.    Converse com seu filho e mostre que aprender é algo positivo. Nunca use a escola como forma de ameaça, falando que vai mandá-lo para lá se ele não se comportar. A criança aprende pelo exemplo. Se os pais tiverem um bom relacionamento com a escola, os filhos também vão ter. Lembre-o de suas experiências mais marcantes, do que viveu com os amigos, brincou, conheceu.
3.    Se os amigos já voltaram de férias, aproveite o fim de semana e promova encontros para que a criança relembre o quanto é bom conviver com eles.
4.    Durante as férias, é comum mudar um pouco a rotina em casa. Dias antes de voltar às aulas, então, volte com os mesmos horários e atividades para que a mudança não seja brusca demais.
5.    Acalme-se você também. Não é raro os pais ficarem ansiosos com a mudança de rotina e a saudade que vai sentir do filho e acabar transferindo tudo para ele. Curta com a criança este momento e imagine o que ele vai poder experimentar e aprender neste novo ano![1]

Lembrem-se: boa parte do sucesso dos nossos filhos na escola depende de como conduzimos o processo de ingresso no universo estudantil. Por isso, devemos valorizar cada conquista, cada minuto, cada progresso.
Certamente, quando nós (os adultos) tivermos cumprido a nossa tarefa, valorizar nossos filhos pelo que são, as crianças também estarão seguras de que conseguem, já que possuem uma imagem positiva perante os pais. Dessa forma, os pequenos estarão livres para ser o melhor que conseguem ser e, aí, ninguém segura eles.



[1] Dicas retiradas do site da Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário