sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Independência ou Morte!




Um dia desses minha sobrinha Amanda foi à minha casa visitar o pequeno Tom. Ao tocar a campanhia ela relatou que a minha mãe, avó do Tom, abriu a porta. Ela narra que olhou para minha mãe e perguntou:
- Cadê Janaína? – pra quem não sabe, Janaína é minha ajudante do lar, responsável por fazer as delícias que meu pequeno come.
Então minha mãe lhe respondeu:
- Na Cozinha.
E ela prosseguiu:
- E que está com Tomaz?
Foi quando Amanda avistou no chão da sala um menino gordinho e branquinho que, sozinho, se deslocava para lá e para cá sem necessitar da ajuda de ninguém. Ainda segundo relato da sobrinha ela disse que pensou: meu Deus, que independência!!!
Bem gente, pode parecer um besteirol essa história toda, mas não é mesmo. O relato de Amanda apenas confirma algo que eu já vinha percebendo há tempos: o Tom está independente. O que é ainda pior, ele está adorando isso e, cada vez menos, quer a nossa ajuda para o que quer que seja.
Parece que para me fazer entender que, de fato, tenho um filho grande, muito grande, abro o e-mail do baby Center de hoje e vejo um tópico sobre como ajudar meu filho a fazer amigos. Como assim, amigos??? Ele ainda é um bebê (ou será que sou eu apenas quem acha isso?).
O texto falava da importância da criança conviver com outras da mesma faixa etária, mesmo que elas ainda não interajam. É justamente a convivência entre elas que permitirá que reconheçam o outro como parceiro e possam, na interação, começar a estabelecer trocas.
Tenho percebido que, de fato, o Tom está trocando cada dia mais conosco. Ele já dá risadinhas interessadas para chamar nossa atenção, brinca de se esconder e acha a maior graça, sempre se divertindo quando nos disponibilizamos a diverti-lo (o que não é nada difícil)
É um grande privilégio ser a mãe dele e puder participar disso tudo!!! Agora tenho que pensar em situações nas quais ele possa conviver mais com seus amiguinhos, para que, cada dia mais, consiga construir amizades.
Espero que o Tom tenha na vida a mesma sorte que eu tive: ter grande amigos!
    

Um comentário:

  1. Aiii que legal o Tom já esta desse jeito então, não quer mais ajuda rsrs
    Catarina, eu tmbem acho que essa convivência é importante até para melhor desenvolvimento deles, percebi nesse um mês que o Rafa esta na creche, que ele esta mais esperto e querendo fazer coisas que não fazia. Essa semana teve reunião de pais e as tias estavam falando que alguns bbs vão passar para outra turma, mas ela quer deixar pelo menos 2 que já andam e são assim como o Tom mais independentes rsrs pois eles acabam ajudando os mais novinhos, pois um vê o outro fazendo uma coisa e quer fazer igual rsr

    bjss Tom sempre surpreendendo...

    ResponderExcluir