quinta-feira, 15 de novembro de 2012

10 meses e os novos desafios


Nesse Décimo mês finalmente o Tom decidiu engatinhar. Ainda não vive para lá e para cá da casa o tempo todo, mas sempre que quer pegar algo que está mais distante, começa a mover-se com os quatro membros, ora engatinhando da forma convencional e ora como se fosse um cachorrinho deficiente.
Bem, o importante é que ele faz... da forma dele, no tempo dele, mas sempre mostrando que ele dá conta do recado e cumpre direitinho as etapas do desenvolvimento. Agora meu dever é ajudá-lo a ir além e, por isso, preciso propor algumas atividades que o ajudem a se desenvolver ainda mais.
Assim, novos objetivos surgem para essa fase, os quais os apresentarei a seguir, juntamente com as atividades que farão que tais objetivos sejam alcançados.

 Objetivos:
1- Engatinhar em padrão cruzado.
2- Sentar com equilíbrio perfeito de tronco e liberação de membros superiores. 
3- Erguer-se com apoio na posição de pé. 
4 - Trocar de posições: sentado para engatinhar e de engatinhar para sentado. 
5 - Dar alguns passos com apoio bilateral.

    Atividades relativas aos objetivos:
   
Objetivo 1:
Com apoio em 4 pontos(engatinhando), balançar a criança para frente, lentamente, usando brinquedos interessantes; estimular o engatinhar. Engatinhar na frente da criança, chamando-a pelo nome para perto de si.
    Colocar uma toalha de banho, passando pelo abdomem da criança na posição de engatinhar, segurar a toalha nas pontas e estimular o engatinhado. Gradativamente deixar a criança manter o peso do corpo nas mãos e nos joelhos e não na toalha.

   
Objetivo 2:
Colocar a criança sentada; segurá-la no quadril (por trás) e balançá-la para frente, para direita, para esquerda, deixando os membros superiores livres, estimulando assim as reações de equilíbrio de tronco.

   
   
Objetivo 3 e 5: Colocar a criança de pé, mantendo os joelhos em extensão (apoiados), abaixar e levantar o tronco, com apoio ora na mão direita, ora na mão esquerda.
- Usar caixas de papelão ou madeira, cheias de brinquedos, estimular a 
  criança a erguer-se, com apoio na caixa, para alcançar os brinquedos. 
- Dar apoio nas duas mãos da criança, estimulá-la para alcançar os 
  brinquedos. 
- Dar apoio nas duas mãos da criança, estimulando-a a dar pequenos 
  passos.
   
Objetivo 4: Estimular a criança a trocar de posição no espaço: estando sentada chamá-la para perto de você. Usar brinquedos atraentes, quando se aproximar engatinhando, estimulando-a a sentar-se para brincar. 
É isso então. Novas metas e novas atividades para o Tom... Espero que ele continue dando conta do recado, porque a mamãe aqui continuará estimulando-o.

Atividades retiradas do site Viva Maternal. Para le na íntegra, clique neste link.

2 comentários:

  1. Que legal!!

    Parabéns Tom por mais uma conquista seu lindo... fico aqui toda boba acompanhando o desenvolvimento deste pequeno, imagina a mamãe como deve estar?!

    Bjs Catarina e Tom

    ResponderExcluir
  2. Que legal suas dicas pra estimular ainda mais os pequenos!! Gostei e pretendo aplicar por aqui qd chegar a hora!
    Parabéns pro Tom!
    Bjos
    Juliana
    Www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir