quarta-feira, 10 de outubro de 2012

9 meses! Parabéns, meu amor!


“Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia”... Tenho certeza que essa seria a canção escolhida pelo Tom para ilustrar a trilha sonora da sua vida neste momento, caso ele soubesse falar.
Isso porque hoje ele faz nove meses e, de uns tempos para cá, parece que o tempo ficou muito rápido. Como cresceu esse meu pequeno (ou já seria ex pequeno?)! Melhor que isso é... como ele se desenvolveu. Cada objeto novo posto a sua mão, milhares de descobertas, de encantos, de exploração. Sempre que ele se depara com algo novo, começam as experiências: será que faz barulho? Será que quebra? O que acontece se eu bater isso na minha própria cabeça?  A melhor parte disso tudo é que todo processo de exploração do mundo feito pelo meu pequeno é, normalmente, cheio de bom humor.
Tomaz sorri com bastante facilidade e isso faz com que todos nós que estamos a sua volta, tenhamos mais e mais vontade de fazer tudo para vê-lo sorrindo novamente e, aí, já se viu: um monte de adulto abestalhado fazendo as gracinhas mais sem graça que já se viu. A nossa ideia é: Se o Tom gostar da brincadeira, tudo bem, tá liberada!
Hoje, por exemplo, para comemorar o seu nono mesversário, ele aprendeu uma coisinha nova: segurar objetos diferentes em cada uma das mãos. Até ontem, quando ele ia pegar um novo objeto apresentado a ele, o que fazia? Soltava o que estava e, com as duas mãos, se dirigia para pegar a novidade.
Hoje, meio como se quisesse demarcar que tinha crescido mais um pouco, ele tratou de segurar com a mão direita um biscoitinho que lhe dei durante o café da manhã. Em seguida, eu lhe apresentei outro biscoito e, o que foi que ele fez? Permaneceu com o que já estava na mão direita e esticou a esquerda para pegar a nova gostosura. Dessa forma, ele conseguiu ter dois biscoitos em posse dele, comendo-os de forma coordenada.


Nossa, gente, como fiquei feliz! Para quem tá lendo agora, pode parecer uma bobagem. Para mim, mãe coruja que acompanha cada progresso, é uma grande conquista, uma grande evolução.
Agora, me resta esperar novas coisas que, certamente, virão. Tomaz é um menino esperto que a cada dia me mostra como a aprendizagem pode ser algo mágico.
Por enquanto, fico eu aqui nessa minha viagem de mãe cantando para ele outra canção (que não faz parte das minhas preferidas) que, certamente, faz parte da sua história atual: não para, não para, não para não! Vai em frente, meu Tom, ainda tem muita coisa nesse mundo para você explorar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário