terça-feira, 28 de agosto de 2012

Conflitos de uma mãe maluca


Estes dias o pequeno/grande Tom tem me surpreendido demais. 
Em primeiro lugar, pelo crescimento dele que cada dia se mostra para nós de forma mais rápida e intensa. Segundo porque tem deixado claro que, embora tenha apenas 7 meses, já encontrou estratégias eficientes para organizar a dinâmica da casa ao seu próprio favor, fazendo apenas o que gosta e o que quer. 
Deixem eu explicar melhor a questão: como todos sabem, sou pedagoga. e como toda pedagoga-mãe tenho um quê de tentar prever e organizar todo o desenvolvimento do meu gordinho, sempre esperando que ele alcance as etapas adequadas de desenvolvimento. 
Acontece que Tomaz não está nem aí para todas as minhas teorias pedagógicas, e me mostra o tempo inteiro que não adianta eu querer transformá-lo em ratinho de laboratório, porque ele só fará as coisas no seu próprio tempo. 
Domingo de tarde, por exemplo, decidi que o estimularia a engatinhar. Colocava o gordinho de bruços, expunha brinquedos a sua frente, mas não tinha jeito, eles simplesmente nem ligava e deitava de ladinho como se eu não estivesse fazendo nada.
Eu, então, levantava ele e voltava a insistir que ele engatinhasse, incentivando-o de diversas formas: através de brinquedos ou, até mesmo, de cantorias malucas que eu insistia em fazer.
Tudo em vão! Tomaz simplesmente não estava a fim e realmente não fazia.
Depois de muito insistir e entender que ele estava me ignorando, querendo que eu parasse com aquela maluquice toda, resolvi me render a cara de gatinho do Shrek que ele estava fazendo, deixando-o em paz sossegado em sua profunda preguiça.

Quem sabe uma hora, ao invés dele me convencer a deixá-lo quieto, ele se convença de que sair do lugar por conta própria pode ser bem mais legal do que imagina.
Certamente o tempo dele não é o meu e isso ficou evidente... Agora resta essa mãe neurótica se aquietar ou, quem sabe, começar ela mesma a engatinhar. Se dizem que aprendemos mais pelo exemplo do que pela palavra, talvez esta seja uma boa estratégia. rsrsrrs

5 comentários:

  1. Ei Catarina!
    Ah, com certeza eles tem o tempo dele, a gente é que fica doida né? O Tom é um fofo!

    Bj! Te vi lá no minha mãe que disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andreia. Realmente esperar o tempo do outro termina enlouquecendo a gente. Obrigada pelo elogio ao Tom e apareça sempre por aqui. Bjo

      Excluir
  2. Gatinha é muito enlouquecedor mesmo, mas pior ainda é quando vc tem dois filhos e começa a comparar o primeiro com o segundo, Renato, todo precoce, sentou com 5 meses, engatinhou e ficou em pé com 6 e andou com 10 meses, com um ano já corria, e eu queria que Rafael fizesse a mesma coisa, mas ele é ¨normal¨, e fez tudo no tempo dele.
    Bjusss

    ResponderExcluir
  3. Sabe tenho esse mesmo 'defeito' seu...rs. Quero que meu filho faça as coisas que eu ACHO que já estaria na hora dele fazer. Tanto é assim que sigo seu blog, tendo em vista que são as palavras de uma pedagoga que estão sendo lidas, ou seja, alguém com muito mais conhecimento no assunto (adoro, por sinal). Aos poucos estou percebendo (mãe de primeira viagem)que ele tem o tempo dele e que ele é diferente de todo e qualquer manual que eu ler e de todo e qualquer outro bebê. Cumpre salientar que estou COMEÇANDO a assimilar tudo isso, até pq não é um processo muito fácil, afinal queremos que nossos filhos sejam os melhores e o meu é, pelo menos, para mim =) Admiro muito o seu trabalho e estou sempre por aqui, dando uma espiadinha e aprendendo mais sobre essa minha viagem de ser mãe!

    ResponderExcluir
  4. Oieee! Chegando no teu blog atrav'es da Vanessa do cantinho! E que legal viu? Meu Noah t'a com 5 meses, e bem assim tb, cheio das vontades! Passa no meu cantinho tb, e vamos manter contato. Bjs.
    www.manualdamama.blogspot.com

    ResponderExcluir