quarta-feira, 13 de junho de 2018

Estimulando os Gêmeos - terceiro mês


Aqui em casa tem bebezinhos que estão crescendo. Semana que vem os gêmeos farão três meses e, como todo bebezinho (sobretudo os prematuros), precisam de muitos estímulos.
O post de hoje é para compartilhar um pouco de nossos dias, das atividades que temos feito e de como tem sido divertido o dia-a-dia e as propostas de atividades que temos vivenciado.
Como temos duas crianças e apenas uma mãe, a proposta é que as atividades sejam feitas no chão, pois é mais firme para favorecer o desenvolvimento do que uma cama. Como eles ainda são pequenos, o que faz com que não tenham pleno domínio da cabecinha, fiz a opção por adquirir um tapete emborrachado, a fim de garantir a estabilidade para os movimentos e a maciez necessária para que acidentes sejam evitados.


Buscando inserir as atividades em nossa rotina, uso todos os dias o mesmo repertório musical, a fim de que Théo e Thales compreendam que os momentos no qual escutam aquelas canções eles estão fazendo suas atividades. O disco escolhido foi do Palavra Cantada – Pauleco e Sandreca, pois as músicas, além de lindas, são bem animadas.
As atividades, normalmente, se repetem. Começo com as estimulações auditivas, utilizando chocalhos para que eles direcionem o olhar para o lado de onde vem o som. Neste momento, também canto bastante e fico utilizando sons (ba-ba-ba-ba) repetitivos, buscando estimulá-los no início dos primeiros sons. O objetivo, com esse tipo de estímulo, que meus pequenos percebam que podem brincar com os sons.
Depois fazemos muitas estimulações visuais. Para este momento eu faço uso do espelho. Tem sido muito interessante observar com eles têm demonstrado interesse em olhar para a imagem deles refletida no espelho. Além disso, produzimos um cabide com fitas coloridas, que eu brinco passando próximo a eles, buscando que eles olhem, mas, também, tentem tocar.

Para estimular a motricidade, eu os coloco de bruço e fico emitindo sons no alto, a fim de que eles comecem a levantar a cabeça buscando a direção do som. O objetivo é fortalecer a musculatura dos ombros e pescoço, garantindo melhor domínio de cabeça.
Também introduzimos esta semana a leitura de livrinhos. Com esta atividade eu busco inserir a leitura no cerne das atividades prazerosas, buscando criar um ambiente leitor em nossa casa. Como a visão deles ainda é comprometida, eu tenho feito uso de livros grande, coloridos e que trazem Pop ups (aquelas imagens que saltam das páginas). Tem sido muito divertido ler junto com os pequenos.
Também brincamos livremente, com o que dá na minha cabeça. Brincamos porque estar junto é muito legal e a brincadeira, de toda forma que for feita, contribui para estreitar os vínculos e apresentar o mundo aos meus meninos que estão, pouco a pouco, passando a conhece-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário