terça-feira, 24 de junho de 2014

Tomaz entrou, Tomaz saiu e conseguiu!


Neste São João o Tom estava mais falante de que nunca.  Talvez por isso ele tenha se esmerado em ampliar o repertório das suas lindas palavras e frases que eu não quero esquecer.

Assim, trato logo de eternizá-las aqui, a fim de que eu não fique refém da minha humilde memória, que, por sinal, tem me deixado na mão muitas vezes nos últimos tempos de mãe, trabalhadora, estudante e outras coisitas mais.

A narrativa de hoje foi logo pela manhã, quando ele entrava e saia de uma casinha que está localizada no parque do condomínio de seus primos em Gravatá. A cada entrada e saída ele emitia esta frase:

- Eu entrou, eu saiu... Eu conseguiu!

Ao invés de achar engraçado ou corrigi-lo, fiquei eufórica e meu coração se encheu de alegria ao ouvir esta fala do meu pequeno, porque, neste momento, tive certeza e que ele deixava o lugar de interpretado (típico das crianças em fase inicial de fala, na qual os pais – e eu me incluo – buscam significar tudo o que é dito pelo filho) assumindo o papel de intérprete de sua língua materna.

Do ponto de vista do desenvolvimento isto é uma conquista entanto.  Tomaz buscava narrar suas conquistas de tal modo que reproduzia a fala dos adultos (vejam que se fosse eu narrando diria: Tomaz entrou, Tomaz saiu, Tomaz conseguiu).

Se acreditamos no que nos disse Vygotsky sobre o papel da imitação para aprendizagem, poderia dizer que esta narrativa do meu pequeno apresenta um progresso enorme em seu desenvolvimento linguístico, porque entende que há uma forma própria de se comunicar e que a maneira correta é a fala do outro.

Não tenho dúvidase, justo por acreditar nisso, posso afirmar:

_ Tomaz entrou, Tomaz saiu e conseguiu não apenas evoluir em sua compreensão acerca da comunicação, mas encher de orgulho essa mãe professora.

Um viva para esta conquista do Tom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário