domingo, 3 de novembro de 2013

Educar os ouvidos e ainda, de quebra, educar os olhos.


Nunca mais eu tinha escrito nada para o blog. Não que minha viagem tenha se tornado mais desinteressante, muito ao contrário. Acontece que minha rotina anda tão agitada que nem entre uma “conexão ou escala” eu tenho conseguido parar para colocar no papel tudo de maravilhoso que tenho vivido ao lado do Tom.

Pois bem, hoje foi um dia em que a inspiração que senti vendo o DVD do Palavra Cantada “Pauleco e Sandreca 10 clipes” me obrigou a dar uma pausa na agitada vida para registrar algo que, de fato, vale a pena.

Ontem, meio que ao acaso, comprei este DVD para o Tom porque tudo com música chama a atenção do meu pequeno. Ao menor batuque ele abre o maior sorriso e, como a alegria do filhote é prioridade aqui em casa, de uns meses para cá tudo virou música nos meus dias.

Ele gosta de tudo mesmo: Galinha Pintadinha, Patati Patatá, Xuxa, Beethoven, Bach... Foi música, teve batuque, barulho ou qualquer som para ele tá valendo. Acontece que a música não é restrita ao Tom e, como toda a casa é “obrigada” a entrar na dança, tenho feito uma verdadeira caça ao tesouro em busca de material que eu julgo de qualidade e espero que meu filhote faça o mesmo.

Faço isso porque sei que os pais tem um papel importante no desenvolvimento dos filhos e apresentar música boa ao Tom faz parte de uma das minhas prioridades.  

Por isso, já pousou por aqui DVD de tudo quanto é jeito: A CASA DE BRINQUEDO e O MUNDO DA CRIANÇA, ambos do Toquinho; CHICO E VINÍCIUS PARA CRIANÇA, com gravações de vários artistas; ADRIANA PARTIMPIM O SHOW, de autoria e interpretação da cantora de mesmo nome; CANTAROLA COM CAROL LEVY, que de tão primoroso me emociona cada vez que o vejo; e hoje, finalmente, PALAVRA CANTADA PAULECO E SANDRECA.
 

Sempre amei Palavra Cantada e meio que por falta de atenção este DVD não estava na coleção de “músicas que amo” do meu pequeno. Ontem, por pura sorte, eu estava numa loja de roupas e acessórios infantis quando o vi no caixa e, imediatamente, coloquei no meio das compras do Tom.

Que sorte a nossa aqui em casa!!! O DVD é maravilhoso e de uma qualidade de invejar. As mensagens subliminares presentes ao longo de todas as faixas me deixaram super feliz, visto que representam um mundo sem estereótipos de gêneros e raça, algo tão forte em quase todas as produções infantis.

Em uma das faixas, cuja canção se chama MÚSICOS DANÇARINOS, um menino e uma menina dançam ballet de forma tão intensa e suave, que nem o maior de todos os trogloditas acharia “dança de menininha” e impediria seu filho de ser feliz dançando. Nesta canção, menino e menina fazem da música algo natural e de criança, de gente, sem marcações de gênero na qual uma menina de maiô cor de rosa e coque na cabeça se torna a autêntica bailarina esgotando qualquer possibilidade de naturalidade aos meninos que também desejam dançar.

Em outra faixa, MENINA MOLECA, Pauleco e Sandreca nos apresentam um jogo de futebol no qual o destaque é uma menina linda, de cabelos compridos e olhar fogueteiro, que joga futebol como ninguém. Pois é, meninas jogam bola e, para isso, não necessitam de aprovação de ninguém, porque a brincadeira pode ser de quem quiser!  

Por fim, em EU SOU UM BEBEZINHO, linda canção da coletânea, o neném não tem olhos azuis, pele branca e bochecha rosada como todo bebê de comercial. A música aqui ressaltada embala a rotina de uma família negra, na qual o bebezinho, assim como seus pais, nos ajudam a diminuir os preconceitos de raça tão marcados em nossa sociedade de base escravocrata.

Pois é, dessa vez acho que o Tom, além de ganhar música de primeira, ganhou, também, imagens que, de fato, humanizam os olhos. É por tudo isso, que indico pra toda criançada este DVD: além da qualidade das imagens e das canções ele rompe as barreiras e ao invés de reforçar estereótipos, nos ajuda a pôr fim neles. Aqui em casa Palavra Cantada PAULECO E SANDRECO 10 CLIPES já está no Top 10 dos preferidos doTom!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário