quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Primeira sugestão: Seja uma mulher completa.



Filhos, ser mãe não é fácil nem, tampouco, natural. A gente aprende a ser mãe na relação com vocês e conosco mesmo. Saibam que há muita ditadura em torno da maternidade perfeita. Muitas mulheres acreditam que a boa mãe é aquela que se dedica integralmente e exclusivamente às crias, abrindo mão de trabalhar ou fazer outras coisas que goste e ache importante.
Saibam que eu amo vocês acima de tudo, mas amo, também, meu trabalho e outras vidas que eu tenho além da materna. Por isso, eu desejo trabalhar, me divertir, estudar e fazer outras coisas além de cuidar de vocês. Além disso, eu também preciso do meu emprego. Ao trabalhar, eu espero que vocês entendam que as mulheres gostam do que fazem, se realizam no exercício profissional e podem e devem conciliar os muitos papéis que desempenham porque são completas. Isso não quer dizer nunca que eu deva bancar a supermulher e retroalimentar o discurso machista de que as mulheres fazem mil coisas ao mesmo tempo, diferentemente dos homens.
Espero que aprendam, também, que mulheres e homens, juntos, devem batalhar pelo provimento da família e que nunca se julguem como os únicos que precisam trazer os alimentos para casa. Os adultos da relação precisam garantir o sustento e, se por alguma razão sua esposa ganhar mais do que você, não se constranja por isso. Numa família não importa de quem venha a renda, sobretudo porque o que é de um deve ser de todos. 
Aprendam, também, que pessoas devem fazer mil coisas ao mesmo tempo quando precisam e não fazer nada quando podem, incluindo, nisso, homens e mulheres. Para dar conta das muitas demandas, divida as tarefas em casa com suas esposas e não trate como ajuda aquilo que faz na educação dos filhos. O casal precisa refletir sobre como conciliar carreira e filhos e não apenas a mulher. Aprendam, por fim, que homens e mulheres desempenham múltiplos papeis e o trabalho feminino conciliado com a maternidade é tão natural quanto o trabalho masculino conciliado com a paternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário