quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ele tomou água de janeiro


Tom fez tudo num tempo muito particular... Sentou quando quis, engatinhou quando quis, andou quando quis e com a fala não tem sido diferente.
Embora balbucie desde muito pequeno, emitir palavras com intenção de fala não foi uma coisa que ele fez bem precocemente. É claro que teve muito “mamamamamama” aos seis meses; muito “papapapapa”aos cinco, mas nunca achei que nada disso era fala nem fiquei tentando fantasiar que meu filho era demasiadamente esperto e falava tudo o que bem queria. (Confesso que me divirto ao ouvir uma mãe de um bebê de meses ser tradutora de balbucios e viver tentando significar  o que o filho já fala).
A fala do Tom aconteceu dentro da normalidade e ele foi falando coisas que achava que devia. A primeira delas foi um “Mama” quando minha sogra dava banho nele, em plena semana santa, e ele queria meu colo. Esse “Mama” foi diferente de todos os outros sons emitidos, pois ele olhou para mim e me chamou com ele. O significado estava expresso na entonação, no olhar e na sonoridade da palavra!
Em seguida, seu repertório foi se ampliando e o mais interessante é que todas as palavras que ele aprendia já as falava corretamente, sem alterar em nada as suas pronúncias. Dos verbetes do Tom o primeiro  foi PEIXE, fazendo referência a uma canção do Xuxa só para baixinhos 10. Em seguida,  água, suco, macaco, baixinho, gagau, massinha (isso mesmo, ele fala massinha), bate-bate e chegou.
O engraçado é que as primeiras palavras do Tom não foram as mesmas das outras crianças e eu acho isso muito divertido, porque gosto de quem inova. Entretanto, meu coração materno, implorava que ele falasse mamãe repetidas e infinitas vezes, o que meu filho fazia questão de não fazer.
Por pura sorte, ontem fui almoçar em casa e quando o Tom olhou para mim e para o pai ele esticou o dedinho indicador e apontou primeiro para Pery falando: Papai. Em seguida, totalmente despretensioso, ele continuou apontando, só que agora para mim falando: mamãe!!! 

Meus olhos encheram de água e ele continuou com seu falatório pronunciando em alto em bom som não mais apenas uma palavra, mas sim uma frase: Papai Chegou. Ao ouvir isso tive certeza de que a fala tinha chegado para meu gordo e que assim como tinha acontecido com o desenvolvimento motor dele, a linguagem dele é bem particular: o menino que falava poucas palavras já era capaz de criar uma frase!
Esse Tom é assim... ele me ensina todos os dias que as pessoas são como são e eu o agradeço por isso. Te amo, meu filho! Obrigada por ser o melhor professor que já tive na vida! Ainda bem que não lhe dei água de janeiro, acho que agora estaria arrependida.   


2 comentários:

  1. -
    Ain que delicia imagino a emoção ^
    Parabéns ele é lindo ♥
    A minha tbm menina não para é o tempo todo mais amo de paixão
    sheiro grande:D

    http://khauannydandara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que fofo amiga.
    Eu tb me emocionei quando os meus começaram a balbuciar as primeiras palavras.
    Aproveito pra convidar a vc a participar dos sorteios que está rolando no blog Papo de Mãe.
    Abraços
    Toninha
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir