sábado, 15 de setembro de 2012

Uma vitória que vale por oito (mil)




Como já é de conhecimento de todos que passam por aqui e se tornam um tripulante dessa louva viagem maternal, meu pequeno Tom desenvolveu APLV- Alergia à proteína do leite de vaca ainda bem novinho.
Por volta do primeiro mês de vida, sua pele começou a ficar com uma forte dermatite atópica, desenvolveu uma proctite (inflamação no reto) e ficou com um refluxo tão intenso que essa mãe (e todo mundo que convive com ela) quase enlouqueceu.
De lá para cá se passaram mais de 7 meses e, finalmente, parece que tudo tem sido superado com muita garra e força por meu pequeno. Ontem, por exemplo, foi o “Dia D”. Às 7 horas da manhã nós fomos ao Hospital Santa Joana fazer o seu este de desencadeamento oral.
Para quem não sabe o que isso significa (assim como eu também não sabia antes da chegada do meu pequeno) é um teste que busca identificar se o paciente alérgico superou a sua condição, sendo considerado um dos únicos métodos para estabelecer o diagnóstico de alergia alimentar em bebês. Esse exame é caracterizado pela oferta de leite em doses crescentes e em  intervalos regulares, sob supervisão médica, com monitoramento de possíveis reações clínicas.
O teste foi solicitado pela Dra. Margarida Antunes (gastro que acompanha meu filho e é uma luz em nossas vidas) e realizado pela Dra. Melina Exposito que de forma atenciosa e carinhosa nos acompanhou nesse momento que, certamente, se tornou um divisor de águas na vida do Tom e de toda família.
Tudo começou às 8 horas, quando a Dra. Melina fez uma paletinha de gases e palito, umedeceu com leite (Nan 2 confort) e melou toda sua boquinha. A cara do Tom foi a pior possível. Entretanto, não podemos dizer que ele não gostou, pois o pequeno sempre faz cara feia quando começa a comer e termina batendo o prato todinho.
Ufa, nenhuma reação! Sendo assim, o teste continuou às 8h30 com uma nova experiência. Dessa vez 5 ml de leite foi dado a ele, usando, para isso, uma seringa. Ele gritou, choro, virou a cabeça de lado e cuspiu. Não posso dizer que, nesse caso, o choro foi pelo leite ou pela seringa. Depois de tomar tantos remédios ao longo de sua vida ele detesta qualquer coisa administrada através desse recurso.
8h50 foi a hora de receber mais leite, só que dessa vez foram 10 ml na mamadeira mesmo. Mudamos a estratégia para ver se ele aceitava e parece que acertamos: ele tomou todinho e acho que começou a gostar da coisa...
9h10 uma nova rodada, mas agora foi leite demais: 30ml. A forma foi a mesma, através da mamadeira, e o meu gordinho bebeu tudinho sem cara feia, sem reclamar. Ele realmente começou a gostar da coisa.
9h40, finalmente, ele tomou o restante de toda a mamadeira (eram 210 ml no início) e, como durante toda a manhã, não teve nenhuma reação de pele nem de vômitos, diarreia ou qualquer outra coisa que pudesse caracterizar que a alergia ainda permanecia.
Pois é, ao meio dia o resultado foi confirmado e nosso desejo atendido, o Tom, ao que tudo indica, superou a sua dificuldade. Ainda teremos que acompanhá-lo por mais um mês, mas pelo menos por enquanto a sua reação tem sido apenas positiva.
Gente, vocês podem imaginar como estamos em festa, com os corações aos pulos em comemoração a essa vitória do gordinho. Esses primeiros meses do Tomaz não foram fáceis para a gente, mas, sobretudo, não foram fáceis para ele.  
Foram muitas restrições, muitos remédios, exames, tratamentos... tanta coisa que ele enfrentou bravamente que, realmente fizeram com que ele merecesse esse resultado, essa conquista.
Ele merece tudo isso porque, além de superar a cada dia uma barreira, ele fez isso com bom humor e com um sorriso sempre no rosto. Esse meu filho veio para nos mostrar que é sempre possível ser feliz e enfrentar as coisas sem cair, porque, certamente, um dia elas passam.
É por isso que hoje, quando ele está com oito meses, eu tenho milhões de motivos para comemorar e, certamente, o maior deles é essa vitória que, vale por oito, ou melhor, por oito mil.


Viva o Tom!


4 comentários:

  1. Que ótima noticia Catarina!!

    Parabéns ao Tom por mais uma conquista e por ter uma familia tão bonita que sempre esta ao seu lado!!! Comemore mesmo pois só vcs sabem o que passaram com o pequeno...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse é um motivo pra comemorar muito! Vi sua postagem lá no Cantinho e vim conhecer seu blog. Me identifiquei muito, pq minha filha mais velha, hj com 4 anos, teve APLV, e ficou curada, graças a Deus. Agora, a minha caçulinha tbm está com a maldita alergia. Ela tem 3 meses.
    Tbm tenho um blog: www.blogdabebel.com.br. Se tiver um tempinho, vai lá conhecer!
    Bjo!
    Juliana
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  3. Essas crianças surpreendendo e mostrando que muitas vezes são mais fortes do que a gente! Parabéns pelo super filho!

    :)

    ResponderExcluir
  4. Que mensagem linda, parabéns p a familia. Que Deus abençoe... Tatiana Pontes.
    Meu filho apresentou doença celiaca, e tb vou lutad por ele..

    ResponderExcluir