domingo, 28 de setembro de 2014

Para que servem os joelhos?

Este post é mais um da série COISAS QUE EU NÃO QUERO ESQUECER. É claro que se eu fosse escrever aqui realmente tudo que desejo guardar não poderia sair da frente do computador, porque exatamente tudo do meu pequeno eu desejo reservar na mente. 
Mas, como não dá para eternizar cada suspiro seu, eu fico tentando guardar suas falas inusitadas, porque além de alegrar minha alma elas orgulham meu coração, reconhecendo que o desenvolvimento do meu Tom é a coisa mais linda que eu poderia acompanhar. 

Então, relato um diálogo que marcou nossa brincadeira ontem...

Sempre pergunto ao Tom os nomes das partes do corpo e ele me responde, seja cantando, tocando nela ou da forma que inventarmos no dia. 

Então, para inovar, decidi perguntá-lo, além dos nomes, para que servia cada coisa. Foi aí, que quando lhe perguntei para que servia o joelho ele prontamente me disse: 
- Para cair!!!!!

Então eu prossegui: 
- E os olhos? - ele, rapidamente, completou: 
- Para chorar!

Não contive a gargalhada e me encantei com a forma como  procurou  me explicar a serventia daquelas partes do corpo que, certamente, ele nunca havia pensado antes. Nessa hora, me lembrei de Wallon e de sua forma de explicar o desenvolvimento  partir da afetividade. 

Isso porque, este teórico compreende que a criança constrói teorias e, para isso, lança mão de um repertório de informações e observações que se relacionam com ela de maneira muito particular. Como o Tom (e todas as crianças desta fase) possui uma foma de pensamento que o Wallon nomeou de sincrético, ele vai construindo uma espécie de nuvem de elementos que vai combinando para dar sentido as coisas, sempre a partir de suas próprias experiências, não tendo condições de pensar para além dele (egocentrismo). 

Assim, quando ele é chamado a pensar sobre o joelho, parte do corpo que funciona muito mais como elo do que de forma independente,  o pequeno retoma suas tantas quedas que machucam e o fazem chorar, reconhecendo, por isso, que esta é a utilidade desta parte do corpo.  E, justamente por isso, ele entende, também, a função dos olhos. 

É uma maravilha poder entender isso! Quando o Tom me diz: "serve para cair!" ele está me dizendo: "esta é a utilidade do joelho para mim!" "É assim que eu percebi"!.  

Por isso, quando as crianças pequenas nos perguntam sobre algo, devemos ajudá-las explicando o mundo a partir delas próprias. Talvez seja essa a maior dificuldade que nos adultos sentimos, porque queremos que a criança olhe a vida da nossa forma, ao invés de entendermos a suas maneiras de ver (que certamente são muito mais interessantes que as nossas). 

- Para que servem os olhos?
- Servem para você ver o desenho da Pepa, chorar quando estiver triste, ver o mar e olhar pra mamãe!!!

Certamente, se eu ajudar ao Tom a entender a vida a partir de suas experiências, seu projeto de conhecimento do mundo, dele mesmo e de tudo que o cerca será muito mais fácil. 

Bem, se é assim, passarei a ver o mundo "pela luz dos olhos teus", meu filho! Obrigada por me dar este presente!








Nenhum comentário:

Postar um comentário